Algumas embalagens de alimentos são pensadas para ter funcionalidades que ajudam na abertura e também no consumo. O uso correto, entretanto, nem sempre é compreendido pelos consumidores. Veja alguns truques que facilitam o dia a dia.

 

 

Quebre aqui

 

A combinação entre mel, nougat e chocolate suíço faz do Toblerone (Lacta) um chocolate especial. Mas o formato, uma sequência de triângulos unidos pela base, não é aleatória. A ideia é facilitar a quebra de cada porção, forçando o triângulo para trás, como na foto.

 

 

Para não derramar

 

Quem nunca se estressou ao derramar leite ou suco na hora de servir direto da embalagem longa vida? Além de desperdiçar o produto, servir do jeito errado ainda faz a maior lambança. Para que isso não aconteça, a solução é simples. Basta virar o bocal para o lado de cima da caixa desse jeito.

 

 

Encaixe certeiro

 

A afobação por comer um Tic Tac (Ferrero) já fez muita gente derrubar diversas balinhas de uma vez virando a embalagem com força na palma da mão. Mas, calma, não precisa de tanto esforço: basta virar a embalagem e abrir a tampinha para que a bala se encaixe assim. Fácil, né?

 

 

É só virar

 

Já viu iogurte que vem com um potinho de mel ou geleia do lado? A ideia é virar a calda sobre o creme, juntando as duas coisas.

 

 

Para lá e para cá

 

Talvez nunca ninguém tenha te falado isso, mas para abrir uma lata com mais facilidade usando um abridor convencional basta girar a lata para o lado oposto ao percurso do utensílio. Lata para um lado, abridor para o outro. Pronto.

 

 

Na lata

 

Os anéis das latas de refrigerante têm um pequeno furo, já percebeu? Não, não é apenas decorativo. A ideia é encaixar ali o canudo usado para sorver a bebida. Quem diria.

 

 

Sem esparramar

 

As batatas Pringles (Kellogg) fazem a alegria de quem não abre mão de um petisco crocante. O difícil, muitas vezes, é conseguir pegar as que estão no fundo da lata sem virar e deixar cair. A solução é colocar uma folha de papel assim.

 

 

Rasgue ao meio

 

O primeiro impulso ao tentar abrir um sachê de açúcar ou de adoçante é rasgar uma das pontinhas da embalagem de papel. Experimente rompê-la ao meio, como na foto. Assim, o pó escoa por inteiro bem mais rápido.

 

 

Sirva-se

 

Outra embalagem nem sempre fácil de abrir é a de salgadinho. A gente às vezes se empolga, faz muita força para romper o plástico e voa salgadinho para todo canto. Alguém teve a ideia e cortar um círculo bem no meio do pacote, usando-o como um pote. Não é que deu certo?

 

 

Sem abrir

 

Os copos de café do McDonald's foram projetados para que o consumidor não precise abrir a tampa para beber. Mantendo-a, a bebida fica quente por mais tempo. Para tomar, basta quebrar o dentinho lateral que dá lugar a uma pequena abertura. Cuidado apenas para não se queimar.

 

 

 

Fonte: Comidas e Bebidas UOL