Enfrentamos diariamente uma batalha em busca do equilíbrio na alimentação. A quantidade de comidas gordurosas consumidas diariamente (e em excesso) acabam se tornando vilãs ao entupirem vasos sanguíneos, podendo trazer sérios riscos - doenças cardiovasculares, tais como infarto ou derrame cerebral. Uma das preocupações mais recorrentes de quem quer melhorar os hábitos alimentares é manter o colesterol bom (HDL) e reduzir o colesterol ruim (LDL). Então vem conferir 6 delícias que vão deixar seu organismo cheio de saúde!

 

 

 

Seja salmão, seja bacalhau, atum ou truta: aqui os peixes são liberados por conter Ômega 3. Esse nutriente é ótimo pois reduz o colesterol e é capaz de controlar o nível do triglicerídio. Além disso, possui propriedades que otimizam o fluxo sanguíneo ao impedir a formação de coágulos.

 

 

 

Se a soja não fazia parte do seu cardápio, nossa dica é que você a inclua desde já! Rica em vitamina E, ela é uma aliada para a saúde do coração ao reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL). Além disso, a soja fortalece o sistema imunológico, prevenindo as infecções - e, inclusive, ajudando as mulheres que estão passando pela menopausa.

 

 

 

A grande quantidade de fibras e a vitamina C presentes nas frutas cítricas auxiliam na redução do colesterol alto. Vale lembrar que o limão, laranja e as demais frutas cítricas também são ótimas para combater o resfriado e a gripe. Frutas vermelhas, morango, maçã e abacate também são ideais para regular o nível de colesterol no sangue.

 

 

 

Sendo não só uma ótima opção para temperar as refeições, a cebola possui propriedades anti-inflamatórias que impedem a formação de coágulos, além de ser ótima para a redução do colesterol. Já o alho possui saponina, substância que diminui o nível de colesterol ruim (LDL) no sangue

 

 

 

 

Você sabia que o clássico feijão também é um ótimo aliado na busca por um bom nível de colesterol? A presença de fibras auxilia a reduzir o nível, tanto do colesterol total quanto do ruim (LDL)

 

 

 

A aveia possui propriedades que impedem a absorção de gordura pelo organismo, reduzindo o colesterol ruim (LDL), além de aumentar o colesterol bom (HDL), trazer a sensação de saciedade e diminuir o nível de glicose no sangue. Já a linhaça possui Ômega 3, sendo ótima para redução do LDL e do colesterol total, além de ser ótimo para evitar a formação de coágulos no sangue. Para maiores efeitos, o ideal é que ele seja consumido triturado ou moído.

 

Fonte: Tudo gostoso.