Segue aqui a sugestão de 10 rótulos nacionais brancos e rosés, divididos entre Charmat, mais refrescantes e frutados, e Champenoise, mais intensos e estruturados.

 

 

 

ROSÉS / Charmat:

-Pericó Rosé Brut: produzido em Santa Catarina, parte de uvas Cabernet Sauvignon e Merlot, cor rosa salmão e aromas finos e delicados de frutas vermelhas e de rosas. Ótima combinação para peixes e crustáceos;

-Monte Paschoal Brut Rosé: produzido na cidade de Farroupilha/RS, é elaborado exclusivamente com uvas Pinot Noir, o que traz um sabor encorpado. Tem cor rosé cereja e aroma de frutas silvestres como cassis e framboesas. Boa combinação para peixes e frutos do mar em geral, foi medalha de Ouro em 2015 na Grande Prova de Vinhos do Brasil e Bronze no London International  Wine Challenge.

-Don Guerino Brut Rosé: produzido na cidade de Alto Feliz, na Serra Gaúcha, exclusivamente com uvas Malbec, resultando numa coloração cereja intensa. Tem sabor refrescante, além de peixes e frutos do mar, é ótimo com saladas e queijos leves.

-Domno Ponto Nero Rosé Brut: elaborado com uvas Chardonnay e Pinot Noir no Vale dos Vinhedos/RS. Possui coloração vermelho cereja, aromas delicados e frutados, remetendo a morangos e framboesas e também especiarias doces, como canela e anis. Acompanha bem saladas e pratos frios, massas pouco condimentadas e sobremesas pouco doces, à base de frutas vermelhas.

Champenoise:


-Don Laurindo Brut Rosé: produzido em Garibaldi, no Vale dos Vinhedos, com uvas 100% Merlot, o que confere ao espumante uma coloração rosé de framboesa. Possui um aroma fino, intenso, frutado e floral. 

-Almaunica Cuvée Prestige Brut Rosé: produzido em Bento Gonçalves/RS a partir de um corte de uvas Chardonnay, Pinot Noir e Malbec. Possui coloração rosa dourada elegante e brilho intenso. Perlage fino e delicado e aroma forte de morangos. Combinação perfeita para aperitivos leves.

 

 

 

BRANCOS / Charmat:


-Rio Bravo Espumante Brut: poussui cor amarelo palha, tons esverdeados, aroma floral e de frutas tropicais e de coco. Boa pedida para acompanhar frutos do mar crus e grelhados.

-Santa Augusta Brut: produzido com um corte de uvas Cabernet Sauvignon, Merlot e Chardonnay. Tem aroma de frutas brancas, abacaxi e maçã e é um bom acompanhamento para sushis e risotos.

-Don Eliseo Cave Brasil Brut: espumante 100% Chardonnay, com aromas florais e frescos que remetem a frutas. É agradável e refrescante.

 

Champenoise:


-Fausto de Pizzato Brut: possui cor amarelo claro e tons esverdeados. O aroma é de flores de frutas cítricas, frutas cristalizadas e pão. O sabor é frutado com bom corpo.

 

Fonte: Destemperados