Toque extra incrível, aroma inconfundível e sabor maravilhoso: sim, estamos falando do alho. Muito utilizado para temperar os pratos, o alho pode ser muito mais que um tempero natural e saudável capaz de garantir um sabor delicioso aos pratos: ele pode trazer uma série de benefícios para sua saúde – tanto para o organismo, quanto para perder os quilinhos indesejados.

 

 

O alho pode ser um ótimo aliado para manter um coração saudável!

Com tantos nutrientes, vitaminas, sais minerais e aminoácidos, quer ver como o alho pode fazer a diferença na sua vida, e não só na sua refeição? Então vem conferir com a gente!

 

Saúde em primeiro lugar: o alho contém a alicina, esta que é a responsável por prevenir doenças respiratórias e digestivas. Propriedades presentes no alho auxiliam, inclusive, a reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL), sendo um aliado para manter a saúde do coração.

 

Pressão controlada: a presença da alicina também é capaz de controlar a pressão sanguínea. Além disso, o alho possui propriedades que reduzem as formações de coágulo na corrente sanguínea, prevenindo doenças cardiovasculares. O nível da glicose também passa a ser controlado, diminuindo os riscos de diabete.

Manter a forma: por possuir pouquíssimas calorias e gorduras, o alho é o ingrediente perfeito para quem quer emagrecer com saúde, e, ao mesmo tempo, garantir o sabor da sua comida. Isso porque possui propriedades que reduzem o acúmulo de gordura, auxiliando na perda de peso.

 

Organismo blindado: com propriedades anti-inflamatórias, o alho pode ser chamado de “antibiótico natural” por possuir nutrientes que reforçam o sistema imunológico, eliminando possíveis fungos e bactérias do organismo.

Xô gripe: é horrível quando aquela gripe ou resfriado acaba nos atingindo, não é mesmo? Incluir o alho nas suas refeições ajudará a diminuir os riscos de passar por essa situação. Isso porque o alho contém vitamina C e propriedades antibacterianas e antivirais que reduzem os riscos de passar por uma gripe.

 

Prevenção contra o câncer: o alho é um ótimo aliado na prevenção de alguns tipos de câncer, por conter compostos que atuam contra a formação e propagação de células cancerígenas. Dentre os tipos, estão o câncer de pele, próstata, cólon e estômago.

 

Uma boa pele é uma boa pele: os antioxidantes presentes no alho ajudam a desacelerar o processo de envelhecimento, além de ajudar no tratamento da acne, esta famosa “surpresinha inconveniente” que surge quando se menos espera.

 

A dica final é que você dê preferência ao alho cru, pois assim ele não perderá suas propriedades benéficas. Ou, se preferir, faça uma água de alho. Depois disso, se jogue no alho e bom apetite!

 

Fonte: Tudo Gostoso